Videfrigo

Controle de temperatura no transporte: um ato de responsabilidade com a vida

Atualmente o Brasil registra altos índices de desperdício em diversos setores da economia. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), os alimentos perdidos no país durante um ano são suficientes para alimentar 16,3 milhões de pessoas; A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 50% das vacinas chegam ao destino deterioradas ou com sua eficácia comprometida; No Mercado de flores, esse número chega a 40% segundo o levantamento do Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Maria.

Uma causa comum nesses casos, é a falha no controle de temperatura durante o transporte. Existem diretrizes que determinam as melhores práticas para transporte de produtos que necessitam de controle térmico, denominada “cadeia do frio”. Ela estabelecem as condições ideiais durante a logística no que tange à climatização, manuseio, armazenagem, embalagem, movimentação e manutenção da integridade de produtos sensíveis à temperatura. Além disso, é necessário que o transporte desses itens seja feito por equipamentos capazes de manter a refrigeração adequada de cada produto e todas as etapas devem ser realizadas por pessoas capacitadas.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Armazenamento (ABIAF), o número de câmaras refrigeradas no Brasil ainda é insuficiente para atender a demanda nacional. Para oferecer segurança alimentar, eficácia de imunizações e a integridade dos produtos, é necessário que o número de equipamentos para climatização no tranporte atenda toda a demanda do país.

Com o crescimento da agricultura familiar e da busca por alimentos orgânicos, é necessário que pequenos produtores também se adequem às necessidades específicas no manuseio. Atualmente existem no mercado equipamentos específicos para caminhões de pequeno porte e para carros utilitários.

Diante do cenário atual, no qual o Brasil volta para o mapa mundial da fome e que doenças erradicadas reaparecem, pensar na refrigeração do transporte, além de necessário, é uma responsabilidade com a vida.

COMPARTILHE:
VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pequenos caminhões ganham espaço na pandemia e aquecem o mercado de logística
30set

Pequenos caminhões ganham espaço na pandemia e aquecem o mercado de logística

Com o boom do serviço de delivery, opção se mostra ideal para metrópoles por aliar mobilidade e capacidade de armazenamento.

Thermo King lança o Advancer, inovação em equipamentos para  transporte refrigerado
04jan

Thermo King lança o Advancer, inovação em equipamentos para transporte refrigerado

Com tecnologia inovadora de fluxo de ar variável, maior eficiência de consumo de combustível e custo reduzido de operação e manutenção, o Advancer representa o futuro da refrigeração no transporte.

Conheça os cuidados necessários para o transporte do morango
25set

Conheça os cuidados necessários para o transporte do morango

Além da temperatura controlada, outros fatores são igualmente importantes para a preservação do delicado fruto.

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Entre em contato!
WeCreativez WhatsApp Support
Thiago Miotto
Comercial
Online
WeCreativez WhatsApp Support
Thiago Padilha
Peças
Online
WeCreativez WhatsApp Support
Adriano Bochi
Serviços
Online